domingo, 16 de janeiro de 2011

A Origem dos Sapatos


Muitos atribuem aos egípcios a arte de curtir couro e fabricar sapatos, porém, existem evidências de que os sapatos foram inventados muito antes.Existem evidências que a história do sapato começa a partir de 10.a.C,pois pinturas desta época, em cavernas na Espanha e no sul da França, fazem referência ao calçado.
No Antigo Egipto, as sandálias dos egípcios eram feitas de palha, papiro ou de fibra de palmeira e era comum as pessoas andarem descalças, carregando as sandálias e usando-as apenas quando necessário. Sabe-se que apenas os nobres da época possuíam sandálias. Mesmo um faraó como Tutancamon usava sandálias e sapatos de couro simples, apesar dos enfeites de ouro.
Na Mesopotâmia eram comuns os sapatos de couro cru, amarrados aos pés por tiras do mesmo material. Os coturnos eram símbolos de alta posição social.
Na Grécia Antiga, os gregos chegaram a lançar moda, como a de modelos diferentes para os pés direito e esquerdo.
Na Roma Antiga, o calçado indicava a classe social. Os cônsules usavam sapato branco, os senadoressapatos marrons presos por quatro fitas pretas de couro atadas a dois nós, e o calçado tradicional das legiões era a bota de cano curto que descobria os dedos.
Em meados do séc XIX começaram a surgir as máquinas para auxiliar na confecção dos calçados mas, só com a máquina de costura o sapato passou a ser mais acessível.
A partir da quarta década do séc XX , grandes mudanças começam a acontecer na Indústria calça dista, como a troca do couro pela borracha e pelos máterias sintéticos, principalmente nos calçados femininos e infantis.

Um comentário:

  1. Oi Su que meda deste último sapatinho rsrsrs,ainda bem que mudou né? bem pré-histórico.
    Seu blog esta lindinho,parabéns.
    bjinhos.

    ResponderExcluir